No Modelo Varejista, sua empresa não precisa se tornar agente da CCEE. Você é representado por um comercializador varejista, que assume em nome próprio e por conta e risco as obrigações de adesão, registro, medição, contabilização e liquidação no mercado livre. Essa representação é formalizada pelo Contrato para Comercialização Varejista (CCV).
Desde 1º de janeiro de 2024, qualquer consumidor do Grupo A (alta/média tensão) pode optar pelo mercado livre; e cargas abaixo de 500 kW que exercem esse direito devem ser representadas por um agente varejista perante a CCEE.
Entrar no Mercado Varejista de Energia sem apoio pode ser arriscado. Mesmo sendo um modelo mais simples, as regras da CCEE exigem atenção e o descuido pode gerar custos adicionais.
É aí que nós atuamos:
buscamos melhores janelas de preço e desenhamos portfólios sob medida (sazonalidade, modulação, indexadores).
cuidamos de toda a burocracia CCEE e entregamos relatórios claros para auditoria e tomada de decisão.
monitoramento de exposição e renegociação tática para reduzir volatilidade e evitar custos imprevistos.
CCV, modelagem e medição implementados de ponta a ponta com governança.
O Modelo Varejista é a alternativa ideal para empresas que querem reduzir custos com energia sem precisar lidar diretamente com a complexidade do mercado. Nesse formato, o consumidor é representado por um comercializador varejista, que assume toda a burocracia junto à CCEE, desde contratos até garantias e liquidações.
Assim, sua empresa garante economia, simplicidade e segurança regulatória, enquanto conta com a nossa gestão especializada para desenhar a melhor estratégia de compra de energia, sempre alinhada ao seu perfil de consumo e necessidade de previsibilidade.
Após enviar, nossa equipe entrará em contato com uma simulação personalizada para o seu perfil de consumo.